1/19/2009

Frases Do dia-à-dia

Na rua
Eu sou brasileiro.
Watashi wa brasil (burajiru) jin desu.
Qual é o seu nome?
Anata no namae wa nanidesu ka?
Meu nome é ..........
Watashi no namae wa(seu nome)desu.
De onde você é?
Doko kara kitano desu ka?
Eu sou do Brasil.
Watashi wa brasil (burajiru) kara kimashita.
Por favor, fale devagar.
Yukkuri hanashite kudasai.
Repita de novo, por favor.
Mou ichido itte kudasai.
Como você vai?
Ogenki desu ka?
Estou bem, obrigado.
- Watashi wa genki desu.
Você pode falar em inglês?
Anata wa eigo ga hanasemasu ka?
Eu posso falar em inglês
- Watashi wa eigo ga hanase masu.
Eu não posso falar em inglês.
- Watashi wa eigo ga hanase masen.
Que horas são?
Ima nanji desu ka?
São ..... horas.
- Ima .......ji desu.
Eu não falo japonês
Nihongo ga wakari masen.
Eu amo você
Watashi wa anata o aishiteimasu.
Eu sou brasileiro
Watashi wa burajirujin desu.
Minha casa fica ali
Uchi wa asoko ni arimasu
Vamos a algum lugar?
Dokoka e ikimashô ka?
Vou depois da aula
Jyugyuô owate kara ikimasu
Nas compras
Mostre-me (este, aquele).
(Kore, Are) wo misete kudasai.
Dê-me (este, aquele).
(Kore, Are) wo kudasai.
Quanto custa (este, aquele)?
(Kore, Are) wa ikura desu ka?
Eu posso provar (este, aquele).
(Kore, Are) wo shichaku shitai no desuga.
Você daria um desconto?
Yasuku nari masu ka?
O que você recomenda?
Nani ga osusume desu ka?
Estou apenas olhando.
Mite iru dake desu.
Aceitam cartão de crédito?

Kurejitto kaado wa tsukae masu ka?
Você pode embrulhar este?
Tsutsunde morae masu ka?
Que tamanho você usa?
Anata no saizu wa ikutsu desu ka?
Eu uso tamanho......
- Watashi no saizu wa........desu.
É o tamanho certo.
- Choudo yoi desu.
Este ficou grande.
- Ookii desu.
Este ficou pequeno.
- Chiisai desu.
É para presente?
Okurimono desu ka?
É sim.
- Hai sou desu.
Não é não.
- Iie chigai masu.
No restaurante e no hotel
Vocês têm um quarto?
OHeya wa aite imasu ka?
Por favor, faça uma reserva.
Yoyaku wo irete kudasai.
Por favor, dê-me a chave.
Kagi wo kudasai.
Por favor, dê-me o cardápio.
Menyuu wo misete kudasai.
Eu gostaria de fazer reserva para (3).
(3) mei de yoyaku wo iretai no desuga.
A conta, por favor.
Okanjou wo onegai shimasu.
Não, estamos lotados.
- Iie manshitsu desu.
Quanto custa por uma noite?
Ippaku ikura desu ka?
O café da manhã está incluso?
Choushoku dai wa fukumarete imasu ka?
São........ ienes por noite.
- Ippaku.......en desu.
Vamos pedir uma bebida alcoólica?
Osake o chûmon shimashô.
O que você recomenda?
Osusume no ryouri wa nan desu ka?
No trânsito
Onde fica a (estação, hotel, estádio)?
(Eki, Hoteru, Taikai kaijou) wa doko desu ka?
Este vai para a (estação, hotel, estádio)?
(Eki, Hoteru, Taikai kaijou) e ikimasu ka?
Eu gostaria de ir para a (estação, hotel, estádio).
(Eki, Hoteru, Taikai kaijou) e ikitai no desuga.
Por favor, dê-me um tíquete.
(Kippu, Chiketto) wo ichimai kudasai.
Por favor, vá para (nome do lugar)
.......... e itte kudasai.
A que horas este parte?
Shuppatsu wa nanji desu ka?
A que horas este chega?
Touchaku wa nanji desu ka?
Onde eu posso comprar o tíquete?
Chiketto wa doko de utte imasu ka?
De qual plataforma este trem vai sair?
Kono ressha wa nanban hoomu kara shuppatsu shimasu ka?
Este banco está ocupado?
Koko wa aite imasu ka?
Em caso de emergência
Por favor, ajude-me.
Tasukete kudasai.
Por favor, chame a (polícia, médico, ambulância).
(Keisatsu, Isha, kyukyu sha) wo yonde kudasai.
Eu tenho dor de (cabeça, dente, no peito).
(Atama, Ha, Mune) ga itai desu.
Eu não me sinto bem.
Kibun ga warui desu.
Por favor, quero uma consulta médica pois tenho febre.
Netsu ga arunode shinsatsu shitekudasai.
Roubaram meus objetos de valor.
Kichôhin o nusumare mashita.
Eu perdi minha (carteira, passaporte, mala).
(Saifu, Pasupooto, Kaban) wo nakushi mashita.
COMO PERGUNTAR
Fazer perguntas é uma função fundamental para podermos sobreviver em um país estrangeiro. Sem as perguntas como aprender novas palavras, descobrir direções, ruas ou saber o que outras pessoas desejam. Sem as expressões interrogativas é impossível formular qualquer pergunta.
Abaixo listamos algumas expressões fundamentais:
Que?
Nan, nani
Que é?
Nan desu ka
O que?
Nani o
O que vamos fazer?
Nani o shimasu ka
De que?
Nani ga
De que você gosta?
Nani ga suki desu ka
No que?
Nani ni
No que você vai usar?
Nani ni tsuka imasu ka
Quem?
Dare
Quem é?
Dare desu ka
Para quem?
Dare ni
Para quem entregou?
Dare ni watashimashita ka
De quem?
Dare kara
De quem ganhou?
Dare kara maraimashita ka
Qual?
Dore
Qual é?
Dore desu ka
Qual? (polido)
Donna
Qual o motivo?
Donna wakede desuka
Quais?
Dochira
Quais são?
Dochira desu ka
Quando?
Itsu
Quando vai?
Itsu desu ka
Quanto?
Ikura
Quanto é?
Ikura desu ka
Onde?
Doko
Onde é?
Doko desu ka
De onde ?
Doko kara
De onde vem?
Doko kara itte
Como?
Doo
Como vai?
Doo desu ka
Por que?
Naze
Porque não vai?
Naze ikimasen ka
COMO MOSTRAR ALGO?
Quando queremos apontar o mostrar algo para alguém dizemos este, aquele, lá. Em Japonês os termos equivalentes destes pronomes e adjetivos demonstrativos são os seguintes:
Pronomes demonstrativos - substituem o nome do objeto. Exemplo: leve o livro = leve isto
Isto
Kore
Leve isto por favor
Kore o motte itte kudasai
Isso
Sore
Traga-me isso por favor
Sore o motte kitte kudasai
Aquilo
Are
O que é aquilo?
Nan are wa desu ka
Estes
Korera
São estes
Korera desu
Esses
Sorera
São esses
Sorera desu
Aqueles
Arera
São aqueles
Arera desu
Adjetivos demonstrativos – indicam o objeto que desejamos apontar. Exemplo: leve este livro
Este (a)
Kono
Este homem
Kono hito
Esse (a)
Sono
Esse livro
Sono hon
Aquele (a)
Ano
Aquela senhora
Ano fujin
Pronomes demonstrativos locativos – demonstram o lugar de algo para alguem
Aqui
Koko
Li até aqui
Koko made yomimashita
Ali
Soko
Siga-me até ali
Soko made tsuitte irashai
Assoko
Lá fica a escola
Assoko wa gakko desu
Nesta direção
Kochira
O norte fica nesta direção
Kita wa kochira desu
Nessa direção
Sochira
A escola fica nessa direção
Gakko wa sochira desu
Naquela direçao
Achira
Tokyo fica naquela direção
Tokyo wa achira desu
DIREÇÕES
Topo/ Alto
Ue (jo-)
Pé, sopé/ Baixo
Shita (ge)
Esquerda
Hidari (as)
Direita
Migi (yu)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial